terça-feira, 23 de setembro de 2025

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DO AMAZONAS PROMOVEM EVENTO AMBIENTAL COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO E PESQUISA SOBRE A COP30



Por Hamilton Leão

Na perspectiva de conhecer as propostas que as instituições públicas de ensino e pesquisa irão elaborar para a Conferência do Clima – COP30, organizações da sociedade civil, por meio do Fórum de Estudos e Controle Social – Fórum na Praça, promovem um seminário de debates com universidades, institutos e a sociedade em geral. O encontro será realizado no auditório do Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, no dia 27 de setembro de 2025 (sábado), às 9h.

O evento contará com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que apresentarão suas contribuições e diretrizes ao público presente.

A Conferência das Partes (COP), das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em sua 30ª edição será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). Pela primeira vez, a conferência ocorre na Amazônia, destacando a centralidade da região no debate climático global.

Diante da relevância do tema, especialmente quanto à preservação da floresta, dos recursos hídricos, da biodiversidade e do protagonismo dos povos amazônicos, a sociedade civil tem organizado seminários e atividades preparatórias. Segundo dados divulgados pela imprensa, 70% da população ainda não sabe o que é a COP30, o que reforça a necessidade de ações de informação e mobilização social.

Com esse objetivo, o Fórum na Praça promove a sessão de estudos “A COP30 e o Desenvolvimento do Amazonas: A contribuição das universidades e instituições de pesquisa”, que busca esclarecer o significado da conferência, seus possíveis impactos e as contribuições que o estado do Amazonas poderá levar ao evento internacional.

Para enriquecer o debate, foram previamente encaminhados às instituições participantes, livros e textos produzidos pelo Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável.

Cada instituição convidada deverá elaborar formalmente um documento de propostas que assegure a participação da sociedade amazonense. Ao final, será sugerida a redação da “Carta do Amazonas”, contendo a síntese das proposições aprovadas, a ser encaminhada à Coordenação da COP30.



Congregam o Fórum na Praça o Centro Associativo Amigos da Praça (CAP), a Federação Amazonense de Apoio a Terceira Idade (FAATI), o Projeto Elas por Elas por Eles, o Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (FOCOS), o Projeto Jaraqui, o Instituto Amazônico da Cidadania (IACi), entre outras associações, coletivos e movimentos socioambientais.